#ProjetoUniversitarias - Jornalismo

janeiro 23, 2016

Esse ano estou entrando para o terceiro ano do ensino médio o que significa que é ano de vestibular, e claro escolher o curso e qual faculdade estudar, tenho muitas opções e é que isso que isso que está me deixando louca, por que não sei o que realmente fazer. Eu já pesquisei bastante e até o fim do ano com certeza ainda vou pesquisar muito sobre o assunto, uma das coisas que você mais escuta e que deve conversar com pessoas da área que você quer seguir e com pessoas que estão fazendo o curso, mas no meu circulo de amigos, não conheço ou tenho intimidade com pessoas que tenham faculdade, e foi ai que tive a ideia desse projeto, pedi para algumas blogueiras para contarem suas experiências com a faculdade para ajudar aquelas que ainda vão tomar essa decisão tão importante.

Esse é o primeiro post de uma série, cada um vai conter a pequena entrevista que fiz com essas meninas tão incríveis que aceitaram participar e me ajudar no projeto. Espero que ele possa ajudar aquelas que assim como eu estão nessa época tão decisiva.








Leticia Dutra, 20 anos, está cursando jornalismo no Centro Universitário Carioca. Dona do blog Shut Up!








Qual seu nome? Idade e lugar onde mora?
Me chamo Leticia Dutra, acabei de fazer 20 anos e sou do Rio de Janeiro.

Qual o seu curso e qual a instituição em que você estuda?
Curso Jornalismo no Centro Universitário Carioca.

Por que você o escolheu?
Vou tentar ser o mais breve possível haha
Então, eu sempre fui muito comunicativa, mas nunca tinha passado pela minha cabeça fazer jornalismo. Meu sonho desde criança era ser comissária de bordo. Eu assistia Voando Alto com a Gwyneth Paltrow e podia me ver lá, dentro de um avião, pedindo para todos colocarem os cintos de segurança e desligarem os celulares haha. Até que entrei para o ensino médio e por ter esse lado comunicativo, acabava fazendo as notícias correrem dentro do colégio. Alguns amigos meus que assistiam Gossip Girl acabaram me apelidando carinhosamente de A Garota do Blog, e ficavam me questionando, o porquê de eu não tentar jornalismo.
Com a chegada do vestibular vieram os testes vocacionais e sempre os mesmos resultados. Foi então que decidi começar a pesquisar sobre o assunto e me joguei de corpo e alma quando consegui a bolsa integral.

Como esta sendo a experiência? Esta de acordo com suas expectativas?
Se eu dissesse que não sou apaixonada pelo meu curso estaria mentindo pra você. Sabe aquela sensação de que você fez a escolha certa? É assim que eu me sinto toda vez que piso em sala de aula. Eu me sinto inspirada a fazer qualquer trabalho relacionado a isso, e consigo executar com facilidade por amar o que faço.

Qual seu conselho para quem pretende fazer o mesmo curso que você?
O meu conselho pra quem pretende fazer jornalismo é: não leve em consideração as bobagens que você vai ouvir, como "jornalismo não dá dinheiro" ou "Você não vai conseguir emprego, é um meio muito fechado". Eu acredito que quando você faz o que ama, você será bem sucedido e feliz! Se você recebe R$ 40.000,00, mas não é realizado como profissional, vai viver os piores dias da sua vida.

Qual seu conselho para ajudar quem ainda não decidiu?
Pense bastante, por mais que não pareça, é um curso difícil e exige dedicação. E não necessariamente se você fizer jornalismo você será repórter. Formados em jornalismo podem trabalhar com assessoria de imprensa, redação, rádio, fotografia e até cinema. Mas se com tudo isso, se você decidiu cursar jornalismo, lembre-se que na nossa profissão, integridade e imparcialidade não são desejáveis, são pré-requisitos.

Não sei se ficou longo demais, mas espero ter ajudado!

Espero que tenham gostado do post e conte aqui nos comentários a sua experiência se você também já esta na faculdade, se você ainda esta escolhendo conta para gente quais são as suas opções e como está sendo o processo de escolha!  

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei esse post e é super inspirador pra quem vai começar a faculdade!
    Amei seu blog e estou seguindo!
    Muito sucesso!
    Beijos!
    http://amor-e-melancia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo que eu quero, inspirar e ajudar quem vai entra na faculdade ^^

      Excluir

Sobre mim

2018_02_11_03_04_12_1

Eu sou a Tay. Sou cristã, amo ler, conhecer coisas novas, e me atrevo a colocar os sentimentos para fora em forma de palavras ás vezes. Esse aqui é o meu cantinho, onde compartilho com vocês quem sou e o que amo!

Read More

Like us on Facebook