3 coisas que aprendi com o minimalismo

outubro 05, 2018

Tenho comentado aqui no blog que ultimamente tenho pesquisado e me interessado muito por outros estilos de vida, e um que particularmente me chamou a atenção foi o minimalismo. Estou muito longe me considerar minimalista, mas desde que comecei a me interessar pela assunto tenho repensado muitos dos meus hábitos e ideias que tem me feito querer cada vez mais uma vida só com coisas que realmente me fazem feliz.

Leia também:
1- Uma das primeiras coisas que entendi quando comecei a pesquisar sobre o assunto foi que acumulamos muitas coisas que não tem nenhum valor real para nós. A área da minha vida que isso ficou mais evidente lá no começo foram os livros, eu não tinha uma grande biblioteca, mas grande parte dos meus livros, talvez mais da metade, eram de histórias que eu não leria de novo (tenho o habito de reler livros, mas não era o caso daqueles), que não era livros que eu amava e que eu sentia algum tipo de conexão. Quando entendi que eu não precisava ter muitos livros, e sim livros que amava minha relação com minha biblioteca mudou radicalmente. Logo depois levei isso para várias outras áreas da minha vida.

2- O jeito impulsivo e irresponsável que consumimos faz mal para o bolso, a alma e o planeta. Eu pensava muito pouco antes de comprar algo, e usava toda e qualquer oportunidade que tinha para comprar, mesmo se não precisasse, não soubesse o que iria fazer com aquilo e as vezes nem queria aquela coisa, depois de começar a entender o impacto disso no meio ambiente e minha saúde financeira e emocional procuro fazer escolhas muito mais conscientes quando vou comprar algo, ainda estou em processo, mas já notei uma melhora imensa nos meus hábitos de consumo.

3- Os conceitos do minimalismo podem (devem) ser aplicados também na alimentação. Assistindo um vídeo sobre o assunto do minimalismo uma meninas comentou como ela começou a aplicar esse conceito em varias áreas da vida, inclusive na alimentação. Então reparei que essa atitude impulsiva e irresponsável de consumo se estendia também para a alimentação, eu comia coisas que eu sei fazer mal mesmo sem gostar tanto daquilo, as vezes até sem vontade, muitas vezes eu comia sem fome por não ter nada melhor para fazer e comia muito além do que me deixava satisfeita, a ponto de achar que o normal depois de comer era está muito cheia. O minimalismo me ensinou a rever minhas escolhas também na hora de comer.

Quando você começa a entender o minimalismo você vê que não sobre a quantidade de coisas que você tem, é sobre o que as coisas que você tem significam para você. O minimalismo tem me ensinado o valor de viver com menos, a beleza do simples e tenho visto como isso se encaixa e faz sentido na vida que quero e nas coisas que acredito. 

Espero que este post te faça pensar um pouco sobre a vida que tem vivido e se isso te traz mesmo paz e alegria, por que eu tenho descoberto coisas que me fazem muito bem.

You Might Also Like

0 comentários

Sobre mim

2018_02_11_03_04_12_1

Eu sou a Tay. Sou cristã, amo ler, conhecer coisas novas, e me atrevo a colocar os sentimentos para fora em forma de palavras ás vezes. Esse aqui é o meu cantinho, onde compartilho com vocês quem sou e o que amo!

Read More

Like us on Facebook