#ProjetoUniversitarias - Psicologia

abril 08, 2016

Hoje temos mais um post do Projeto Universitárias, vamos ver um pouquinho do curso de psicologia com a Cecília, do Blog Refugio.


Oi, sou Cecília Maria, tenho 20 anos e há dois curso Psicologia na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina.

Eu nunca soube ao certo o que faria, muitos cursos e profissões já passaram pela minha cabeça. Minha família sempre achou que eu faria Direito, porque costumava ter sempre uma resposta na ponta da língua. Cogitei Medicina também, jornalismo e até o próprio Direito. Mas lá no comecinho do ensino médio veio a ideia de fazer Psicologia, justo na época que comecei a fazer terapia. Provavelmente ir à clínica toda semana acabou me influenciando. Alguns amigos começaram a dizer que eu seria uma ótima psicóloga e, de alguma forma, eu já tinha certeza de que era isso que eu queria ao colocar Psicologia nas duas opções no sisu.

Estou indo para o quarto período e até agora a experiência está sendo incrível! A cada semestre tenho mais certeza de que fiz a escolha certa. Entrei no curso sem saber muita coisa, acho que não pesquisei muito exatamente para não criar muita expectativa. Entrei na faculdade com a mente bem aberta e foi uma surpresa maravilhosa descobrir que existem várias abordagens e áreas dentro da Psicologia. É tanta opção que a gente fica louco querendo fazer tudo ao mesmo tempo!

Meu conselho para quem pretende fazer Psicologia é tentar manter a mente sempre aberta. Na Psicologia não pode existir preconceito, é fundamental saber separar nossas crenças e histórias pessoais do profissional. Você vai ver de tudo no curso, coisas e histórias que vão parecer absurdas, mas se você estiver disposto a conhecer e entender então será um excelente profissional, tenho certeza!

Para quem ainda está em dúvida eu aconselho pesquisar, geralmente ajuda. Não só em relação a Psicologia, mas em qualquer área. Lembre-se que o importante é fazer o que gosta, o que sonha. É clichê, mas não dá para ser feliz fazendo algo que não lhe dá prazer. Converse com gente que estuda o que você almeja, fale com profissionais, visite a universidade. Essa fase de escolha, de transição não costuma ser fácil para ninguém. Até mesmo quem sempre soube o que queria fazer fica em dúvida, é natural.

E se você pensa em estudar Psicologia e quiser saber mais sobre o curso estou à disposição! Três períodos e eu já amo muito o que faço, já me imagino atuando na área e acho isso lindo! É essa sensação que desejo para todo mundo (:

Obrigada Cecília por compartilhar com a gente sua experiência, quem tiver alguma duvida ou dica deixa aqui nos comentários. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Este projeto é maravilhoso, ajuda a dar um caminho a quem tem muitas duvidas em que curso fazer!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a intenção, ajudar as indecisas de plantão haha

      Excluir

Sobre mim

2018_02_11_03_04_12_1

Eu sou a Tay. Sou cristã, amo ler, conhecer coisas novas, e me atrevo a colocar os sentimentos para fora em forma de palavras ás vezes. Esse aqui é o meu cantinho, onde compartilho com vocês quem sou e o que amo!

Read More

Like us on Facebook