#ProjetoUniversitarias - Jornalismo e Direito

junho 11, 2016

Nesse post do Projeto universitárias vamos conhecer um pouquinho da historia da Alice do blog Pequena Aventureira, que resolveu encarar o desafio de fazer duas faculdades de uma vez, ela ainda não começou, mas vai contar pra gente como estão as expectativas e dá algumas dicas na hora de escolher o curso dos sonhos.



Qual seu nome? Idade e lugar onde mora?
Sou Alice Renise, acabo de fazer 17 anos e moro em Maceió.

Qual o seu curso e qual a instituição em que você estuda?
Estou matriculada em Jornalismo na UNIT e estou praticamente dentro de Direito na UFAL. E sim, vou fazer os dois cursos, um pela manhã e outro de noite. Loucura né?

Por que você o escolheu?
Sempre quis trabalhar com a criatividade, seja projetando casas, desenhando vestidos, produzindo propagandas ou escrevendo em revistas. Por outro lado, também já cogitei ser historiadora ou fazer relações internacionais. Então, o curso que mais conseguiu se encaixar tanto no meu lado criativo quanto no meu lado humanas, foi justamente jornalismo. Tenho blog desde 2011 e eu me identifico tanto com esse universo que eu não poderia estar fazendo outro curso. Já direito, confesso que foi mais por uma razão prática. Nunca pensei em seguir essa área, mas acabei me surpreendendo com a minha nota do ENEM e resolvi tentar. Não quero seguir carreira com isso nem nada, no entanto, estou tendo a oportunidade de fazer duas faculdades e não quero desperdiça-la. Além do mais, penso que de alguma forma esses cursos podem se complementar.

Como esta sendo a experiência? Esta de acordo com suas expectativas?
Eu ainda não comecei o curso, então posso falar das minhas expectativas? haha. Bom, para jornalismo, elas são as melhores, já vi a grade e me apaixonei. Confesso que tinha muito medo de jornalismo por ser tímida, mas estou confiante que vou conseguir trabalhar esse meu lado durante o curso. Já para direito, imagino que o início vai ser ótimo, porém, tenho muito medo das matérias mais específicas. Não tenho a menor ideia de como vou lidar com essa história de estudar leis e tudo mais. Por outro lado, estou bastante animada. Vai ser um desafio interessante.

Qual seu conselho para quem pretende fazer o mesmo curso que você?
Se você é tímida e quer desistir de jornalismo por isso, acho melhor refletir sobre o assunto. Não tenha medo, conversei com pessoas na área, todos falaram que é super comum. Também não desista por conta do salário, fui a um congresso de jornalistas esportivos e não vi ninguém com cara de necessitado, haha. Mas claro, como qualquer área, não pense que vai conseguir alguma coisa antes de ralar bastante. E sobre direito, não vá na onda dos seus pais achando que é um curso que dá estabilidade financeira porque não é bem assim. A não ser que você passe num concurso público, o que com certeza vai levar anos de estudo. Advogado nunca sabe exatamente o quanto vai ganhar no fim do mês porque depende de quantos processos vai pegar, e até que você crie uma boa clientela... Não quero desanimar, é uma área boa para quem gosta da coisa, mas também é uma área muito difícil. Ah, só lembrando que ainda não comecei o curso, tudo o que eu falei eu ouvi da minha prima advogada, meu pai que fez direito e os antigos colegas de faculdade dele. Corrijam-me se estiver errada.

Qual seu conselho para ajudar quem ainda não decidiu?
Tá em dúvida? Faça uma listinha com todos os cursos que você se identifica e pesquise bastante, converse com pessoas da área, acesse sites sobre o assunto e tente fazer mais ou menos o que você faria naquela área. Pensa em fazer arquitetura? Tente desenhar um prédio. Quer fazer licenciatura? Tente ensinar alguém. Jornalismo? Entreviste alguém. Direito? Tente mediar uma discussão. Enfermagem? Cuide da sua avó doente por um dia. Não precisa se apegar tanto nos resultados, a faculdade vai te ensinar isso, foque em como se sentiu fazendo aquela atividade, porque você tem que fazer o que gosta para ser feliz, certo? Também não existe em conversar com amigos e familiares sobre suas dúvidas, se se sentir confortável. Eu sei que tem pessoas que atrapalham muito mais do que ajudam, mas eu tenho certeza que você tem alguém imparcial, confiável e que quer te ver muito feliz para te ajudar a encontrar o caminho. E se errou a estrada, volte ao início e escolha outra, não tem problema.
Espero que sejam muito felizes em suas vidas profissionais. <3

Eu também pretendo cursar jornalismo e no começo também estava um pouco preocupada com o fator de ser tímida, mas agora estou muito animada com chance de perder um pouco disso e com o curso em si.

Obrigada Alice pelas dicas!

Deixem nos comentários o que vocês acham e suas dicas.

You Might Also Like

0 comentários

Sobre mim

2018_02_11_03_04_12_1

Eu sou a Tay. Sou cristã, amo ler, conhecer coisas novas, e me atrevo a colocar os sentimentos para fora em forma de palavras ás vezes. Esse aqui é o meu cantinho, onde compartilho com vocês quem sou e o que amo!

Read More

Like us on Facebook